segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PROGRAMA ANTICAPITALISTA DO PCB FOI APRESENTADO PELOS CANDIDATOS EM NOVA FRIBURGO

No sábado, dia 14, os candidatos do PCB a Presidente, Ivan Pinheiro, e a Governador, Eduardo Serra, participaram de panfletagem em frente ao Instituto de Educação de Nova Friburgo, acompanhados da militância do PCB de Nova Friburgo e dos candidatos a Deputado Federal Hiran Roedel e a Deputado Estadual Graciete Santana, lutadores da Educação em nosso Estado. Conversaram com populares sobre as propostas do PCB, destacando a luta dos comunistas contra a privatização dos serviços públicos e em defesa de uma educação pública de qualidade para todos, emancipadora, democrática e libertária.

À noite, os candidatos do PCB deram palestra na sede do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Nova Friburgo, onde apresentaram os principais pontos do Programa Anticapitalista e Anti-imperialista para o Brasil, assim como as propostas e bandeiras de luta dos comunistas para o Estado do Rio. Compareceram ao sindicato militantes e amigos do PCB, como o Vereador Pierre (PDT), além de sindicalistas, lideranças comunitárias e da juventude de Nova Friburgo.

Os candidatos a deputado estadual e federal, professores Graciete Santana e Hiran Roedel, defenderam o controle democrático radical das políticas públicas por meio do Poder Popular, para retirar o caráter de mercado dos serviços públicos e garantir a sua universalização como direitos aos trabalhadores e às classes populares.

O candidato a Governador do Estado do Rio, Eduardo Serra, que se mantém em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, denunciou o sucateamento das escolas, hospitais e serviços públicos no Estado pelos governos burgueses, cujo interesse é o da privatização plena da saúde, da educação, dos transportes e da garantia do lucro das empresas, sem preocupação com as necessidades da população. Lembrou que o descaso com o povo e os trabalhadores ficou evidente com a tragédia no Morro do Bumba e o vergonhoso penúltimo lugar do Estado no IDEB, o índice de desenvolvimento na Educação. Declarou que somente a mobilização popular e a organização da classe trabalhadora garantirão a mudança radical no rumo do socialismo.


Ivan Pinheiro denunciou que a disputa entre as maiores coligações partidárias é superficial, pois não coloca em jogo a natureza do Estado, vinculado aos interesses do grande capital financeiro e industrial, responsável pelo aprofundamento das desigualdades sociais no país. Afirmou que, na luta pela reversão deste quadro, o PCB propõe a reestatização das empresas privatizadas nos últimos governos e a implantação de um modelo econômico que transfira renda dos capitalistas, latifundiários e especuladores para as classes trabalhadoras, por meio de um orçamento público que taxe pesadamente o capital e invista prioritariamente nas áreas sociais. Disse ainda que o PCB será o único a fazer uma campanha de solidariedade internacional aos povos em luta contra o imperialismo.

No domingo pela manhã, Eduardo Serra, os candidatos a deputado e militantes do PCB fizeram panfletagem na feira de Olaria. Depois, compareceram à sede da Escola de Samba Vilage, para a tradicional feijoada daquela agremiação carnavalesca.

Ricardo Costa - Secretário de Organização do PCB de Nova Friburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário