terça-feira, 20 de julho de 2010

EDUCAÇÃO PÚBLICA DEVE SER PRIORIDADE

É inadmissível a maneira como a educação pública tem sido tratada pelos governantes do Estado do Rio de Janeiro.

A situação de descaso e abandono está confirmada com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM) do ano de 2009.

Neste exame participaram alunos da 3ª série do ensino médio de escolas da rede municipal, estadual e federal. O resultado não podia ser pior. A oferta de ensino das escolas estaduais ficaram com as piores notas e também as municipais. Da rede pública o melhor desempenho foram das escolas da rede federal

Enquanto isso,as escolas da rede privada ficaram dentre as melhores avaliadas no ENEM.

Isto significa dizer que a maioria dos nossos alunos da rede pública,78,8%, recebem um ensino de baixa qualidade enquanto que a minoria que frequentam escolas privadas são bem atendidos.

Esta situação caótica serve para reforçar nossas críticas à falta de compromisso do poder público com a educação. Simplesmente a educação pública não recebe os investimentos necessários. O que temos hoje é a exclusão dos alunos da escola pública no acesso à Universidade Pública. Enquanto o acesso à Universidade Pública é vedado aos alunos oriundos das classes populares, os alunos da rede privada são os que reunem as condições para o seu ingresso nestes estabelecimentos de ensino.

Esta estabelecida uma disputa absurdamente desigual!

Uma escola de qualidade deve oferecer professores devidamente qualificados, bem remunerados, em condições apropriadas de trabalho. Esta escola deve ter também funcionários administrativos concursados e com salários dignos.

Dadas as condições necessárias para um ensino de qualidade a parte pedagógica da escola pública deve ser priorizada através dos vários recursos necessários ao saber.

Bibliotecas com acervo compatível para suprir as necessidades de pesquisa e leitura dos alunos. Salas de informática como facilitadores da aprendizagem. Quadras esportivas com as condições necessárias de oferecer aos educandos atividades esportivas. Cursos de idiomas que sejam oferecidos para além do be-a-bá, garantido a formação do aluno em pelo menos um idioma. Atividades artistiscas e culturais que incentivem o desoertar de talentos através das mais variadas expressões artistícas e por fim, reconhecimento e valorização da cultura do lugar em que a escola está inserida, elevando a autoestima dos alunos.

Estas são algumas das medidas emergênciais a serem adotadas para a educação do Estado do Rio, visando a formação integral de nossos jovens para que estes estejam aptos a ingressar na Universidade Pública.

INVESTIMENTOS NA ESCOLA PÚBLICA JÁ!

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